Historial

 

Cête, é uma freguesia do conselho de Paredes, distrito do Porto, têm como ex-líbris a capela da Sr.ª do Vale, uma pequena ermida e o Mosteiro de Cête do seculo X, de origem românica.
 
É uma Vila com muita história e tradições, depois de dois grupos, nos anos 80 se terem extinguido e devido á lacuna existente, surgiu então a ideia, por um grupo de amigos, em manter de forma permanente estas manifestações populares, foi então, fundado em 2006 o Grupo Folclórico São Pedro de Cête.
 
Representa a região de Entre Douro e Minho, onde predominam cantares e danças populares tradicionais desta região, nomeadamente, viras, malhões, Chula, cana verde, tirana, rusga entre outras. A sua componente etnográfica é composta por trajes de ir á feira, trabalho, domingar, romaria, Lavradeira, etc.
 
Pretendendo assim dar continuidade da tradição aos vindouros, vivendo o folclore com
alegria e fazendo com que os usos e costumes da região não sejam esquecidos.
As danças, cantares, rezas e tradições obtidas através de recolhas testemunhadas por pessoas centenárias e da monografia de Cête e do concelho de Paredes, procuram mostrar a maneira de ser e de viver desses tempos, trabalhos do campo, artes e ofícios, feiras, festas e romarias.
 
Filiado na Fundação Inatel e sócio aderente da federação do folclore português, neste momento o grupo é constituído por cerca de 45 elementos.
 
Tem organizado e participado em festivais de folclore por todo o País e no estrangeiro. Mantendo-se sempre em permanente atividade desde a sua fundação, conta com uma edição em CD e a recreação de uma desfolhada à moda antiga em DVD.
Promovendo festivais de folclore, festas, tradicional magusto, cantares das janeiras e Reis, desfolhada e jogos tradicionais.
 

Direcção

Presidente

Manuel Moreira

Vice Presidente

Agostinho Ribeiro

Tesoureiro

Manuela Moreira

Secretário

Fernando Leão

 

Vogal

Vogal

Vogal

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.